Criando uma nova categoria

Ter as categorias da loja bem alinhadas é essencial, não apenas para a boa experiência dos visitantes como também para uma boa indexação do Google, isso porque ela influencia a forma como as URL’s vão aparecer. São elas que facilitam a experiência do usuário, auxiliando-os a encontrar produtos dentro da loja sem utilizar os mecanismos de busca.   

Evite criar categorias com o mesmo nome, pois isso dificulta a navegação do usuário. Por exemplo: camisetas (abrangendo apenas camisetas femininas) e camisetas (abrangendo apenas camisetas masculinas). Neste caso, crie como “masculino” e "feminino" e insira uma subcategoria chamada “camisetas” em cada. 

Acesso no Painel Administrativo

Para gerenciar uma categoria, acesse: Painel → Catálogo → Inventário → Categorias  

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Por padrão, o Magento traz uma categoria criada chamada “Categoria Raiz”. Evite editar essa categoria. Sempre crie subcategorias dentro da categoria raiz. 

As categorias criadas dentro da categoria raiz são chamadas “categorias de primeiro nível” e são elas que, normalmente, são exibidas no menu de navegação da loja.

Para criar uma categoria, clique em “adicionar subcategoria” 

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  • Ativar Categoria: É o campo que determina se a categoria estará ativa ou não. Uma vez desativada, a categoria deixa de ser exibida no menu de categorias e nos mecanismos de busca, ou seja, nem ela nem suas subcategorias não serão visualizadas dentro da loja.  
  • Incluir no Menu: Serve para exibir a categoria no menu de categorias. Deixar este campo desabilitado não faz com que a categoria seja desativada. Ela apenas não será exibida. 
  • Nome da Categoria: Será o nome a ser exibido em loja. 

 

Conteúdo: 

  • Miniatura: É a imagem que será exibida ao lado do nome da categoria no menu de categorias.

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  • Imagem da Categoria: É a imagem que será exibida dentro da categoria. 
  • Descrição: É o campo onde são inseridas todas as informações à respeito da categoria. 
  • Adicionar Bloco CMS: Caso deseje criar um layout personalizado para aquela categoria, basta selecionar o bloco estático desejado. Para criar um novo bloco estático, acesse: Criando um novo bloco estático.

 

Configurações de Exibição:

  • Hide Filter Attributes on Layered Navigation: Selecione os atributos que deseja ocultar nos filtros laterais. 
  • Modo de exibição: Determina o que será exibido dentro da categoria: Apenas o bloco estático, apenas os produtos ou ambos. 
  • Âncora:  Exibe ou não a barra de navegação por camadas, que é a barra na lateral da página da categoria, onde o usuário poderá filtrar os produtos através de atributos como cor, tamanho, marcas, preços, entre outros. Se você quiser que a página da categoria inclua a seção "Filtrar por atributo" da navegação em camadas, coloque a âncora na posição “Sim”. 
  • Lista de Produtos Ordenada por: Determina os campos que o cliente poderá utilizar na ordenação dos produtos.

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Por padrão, o Magento sempre irá permitir que o cliente utilize qualquer ordenação na frente de loja. Caso deseje escolher quais serão os itens que ele poderá utilizar na ordenação, basta remover a seleção “Usar Todos” e selecionar os itens desejados (Para selecionar mais de um item, segure o Ctrl do teclado e clique nos itens adicionais).

 

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  • Ordem Padrão da Lista de Produtos: Neste campo é definido qual o tipo padrão de ordenação desta categoria com base nos itens selecionados no campo acima. É possível que cada categoria tenha uma ordenação distinta, alterando este campo. Para tal, remova a seleção do checkbox e selecione a ordenação desejada.

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  • Dimensão dos Intervalos de Preço na Navegação por Intervalos de Preço: Determine quais serão os intervalos de preço nos filtros laterais. Neste exemplo abaixo, por padrão, é utilizado um filtro de 10 em 10 reais. Caso a loja trabalhe com preços muito altos, é possível aumentar este intervalo para qualquer outro valor desejado (de 100 em 100, por exemplo).

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Otimização para Motores de Pesquisa (Seo) 

  • Chave URL: É o nome da URL que identifica a categoria criada. Está completamente ligada à inserção do nome da categoria, visto que ao preencher o campo “Nome da Categoria”, a chave URL é preenchida com o mesmo nome automaticamente. Caso deseje alterá-la, basta inserir outra chave. Ao remover a seleção do checkbox, a categoria deixa de ter redirecionamento automático para a categoria anterior.

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Caso não deseje perder a indexação dos buscadores, não desmarque essa opção, visto que, uma vez que acessarem a categoria antiga, ele automaticamente será redirecionado para a nova URL. 

  • Meta Título: Corresponde ao título que será exibido nos buscadores. No caso do Magento, se você não preencher esse campo, ele usará o nome do produto como Meta Título.
  • Meta Palavras-Chave: Corresponde às palavras-chave da página, aquelas palavras que representam a página. Usar expressões separadas por vírgulas é o ideal. 
  • Meta Descrição: Corresponde a descrição do conteúdo da página, apresentando na página de resultados, de maneira sintética, o que aquela página tem. Em conjunto com o título, a descrição fará com que o visitante tenha interesse em clicar no link e saber mais sobre seu produto. Uma coisa importante de saber aqui é que nem sempre o conteúdo da tag Meta Descrição será exibido na página de resultados. 

 

Produtos na Categoria

Neste campo é exibido todos os produtos da loja. 

Para visualizar apenas os produtos que estão inseridos nesta categoria, clique em “SIM” e, depois em “Pesquisa”

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Para incluir mais itens nesta categoria, clique em “Não” para filtrar apenas os itens que não estão inclusos na categoria, selecione os itens clicando no checkbox e, depois, “Salvar”. (Os produtos também podem ser inseridos na categoria dentro do cadastro do produto)

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Design

  • Usar Definições da Categoria Pai: Permite que as configurações desta categoria sejam as mesmas da categoria acima dela (ou seja, se ela for uma subcategoria da categoria raiz, as configurações aplicadas serão as mesmas da categoria raiz). 
  • Tema: Permite que seja alterado o tema da loja apenas para essa categoria (recomendamos que entre em contato com a equipe de suporte antes de realizar este procedimento, visto que a loja poderá ser desconfigurada ao alterar o tema). É possível criar temas distintos para cada categoria. 
  • Layout: É possível determinar qual o layout da categoria de acordo com a opção escolhida. 
  • Aplicar o Design aos Produtos: Selecionando essa opção, os produtos dessas categorias herdariam essas alterações acima. 

 

Agendar Atualização do Design 

É possível determinar que todas as atualizações settadas em “Design” tenham um período de vigência. Caso a loja queira criar um layout específico para uma determinada data comemorativa, por exemplo, é possível inserir um prazo para que esse layout seja exibido. 

 

Finalização

Após todas as configurações acima realizadas, basta clicar em salvar. A nova categoria está criada. 

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